terça-feira, 27 de setembro de 2011

E ISSO É ARTE?

Geralmente quando falamos de arte, pensamos em obras que estão em museus, galerias, centros culturais e foram feitas por algum gênio dotado de inspiração divina. Claro que na arte há gênios como Leonardo da Vinci, que além de pintor era inventor, cientista e pesquisador, porém a maioria dos artistas produz suas obras à custa de muito estudo e prática. estamos cercados de manifestações artísticas e às vezes nem notamos, porque fazem parte de nosso dia a dia. Muitas vezes nos deparamos com obras que fogem da nossa compreensão e nos perguntamos: E ISSO É ARTE?
Vamos definir arte- é a capacidade de criação do homem, atentando para valores estéticos. E estética é o ramo da filosofia que questiona o que é belo e como ele aparece na arte, e para que sintamos o que é arte é preciso que ela se comunique conosco e a estas manifestações artísticas que nos dizem algo, estamos estabelecendo com elas uma comunicação não verbal que é a comunicação que acontece mesmo que o código não seja a palavra. Esta comunicação pode se dar por meio do desenho, da música, do gesto, da dança... Em qualquer uma destas manifestações quando sentimos algum estranhamento nos perguntamos - E ISSO É ARTE?
Márcia Brito.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

COMO DEIXAR SUA MARCA











































Já se perguntaram porque a coca-cola não deixa um só dia sem sua propaganda? Por que ela construiu uma Identidade Visual e isso exige um trabalho continuado. É o que ela tem feito ao longo de todos estes anos. Curta a publicidade.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MICROBIOLOGIA E ARTE













Luke Jerram, é um artista plástico londrino que trouxe um novo olhar sobre o mundo micro.

ARTE CONTEMPORÂNEA













Sandy skoglund é uma fotógrafa americana que subverte a realidade da fotografia e cria cenários surrealistas. Vejam que lindos!

ROCOCÓ É ESTILO!




Ser rococó é ter estilo rebuscado, refinado com um certo exagero nos adereços.































































































































































































































































































































































































































































































COMUNICANDO COM A COR







Em nosso dia a dia temos inúmeros contatos com as marcas. Esses contatos podem ser conscientes ou inconscientes, racionais ou emocionais, mas sempre têm conosco um diálogo visual. Assim para o sucesso de uma marca é preciso que ela apresente uma identidade visual consistente.










  • No Japão, os símbolos já eram usados desde 900 a. C., para identificar as famílias nobres.





  • Na Idade Média, reis e cavaleiros usavam a Heráldica como identificação.





  • A cruz, símbolo da igreja católica romana, passou a apresentar, a partir das cruzadas, um grande número de variações em seu desenho.





As experiências realizadas por psicólogos demonstram que as cores se relacionam diretamente com a emoção, de um modo muito mais direto e uniforme do que as formas. Assim uma atenção especial deve ser dada a elas nos projetos de Identidade Visual. As cores, em seus diversos tons, luminosidades e saturações permitem um número infinito de combinações.

Marca e Identidade Visual



O homem urbano é submetido diariamente a milhares de informações visuais, jornais, revistas, televisão, sites, outdoors, cartazes, enfim um sem- número de estímulos que modificam nossa linguagem, comportamento, nossa cultura.



Consumimos as marcas com as quais nos relacionamos emocionalmente, cada marca tem uma personalidade que foi criada e desenvolvida através de suas ações de comunicação, de sua publicidade, de seu comportamento social.



escolhemos as marcas por diversos motivos: racional, emocional,empatia, afinidade, etc. Mas o que é marca? Como podemos definí-la? David Ogilvy, diz que: "marca é a soma intangível dos atributos de um produto; seu nome, embalagem e preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido. A marca é também definida pelas impressões dos consumidores, sobre as pessoas que as usam, assim como pela própria expressão pessoal".



As pesoas não compram um Cartier para saber as horas, isso pode ser feito num relógio comum de dez reais, diz Strunck em seu livro- " como criar identidades visuaisn para marcas de sucesso". Ed. Rio Books, Rio de Janeiro-Elas compram para que todos possam ver que elas têm um Cartier.



A Harley-Davidson, ganha muito mais dinheiro vendendo blusões de couro e outros acessórios de uso pessoal de que vendendo motocicletas. afinal é muito mais barato e acessível a um maior número de pessoas comprar a jaqueta Harley e se sentir um motociclista do que comprar uma moto.



Numa sociedade como a nossa, aceleradamente competitiva, só conquistam posições de destaque as idéias que se tornam conhecidas. E, para que esse conhecimentoseja alcançado de forma mais rápida e eficaz, é de maior relevância a qualidade de suas manifestações visuais, ou seja ela deve possuir uma Identidade Visual.



E o que vem a ser Identidade Visual? É quando um nome ou idéia é sempre representado visualmente sob determinada forma. A Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, idéia, produto ou serviço. esses elementos formadores da Identidade Visual, devem estabelecer com quem os vê, um nível ideal de comunicação.






terça-feira, 13 de setembro de 2011







Que ligação pode haver entre Maria antonieta e um Cupcake? Dificil? As alunas da sétima série descobriram. descubra você também.


" Desde os primórdios até hoje em dia o homem ainda faz o que o macaco fazia..." Homem Primata dos Titãs.


Na pré-história, o ser humano habitava em cavernas, muitas vezes tendo que disputar esse tipo de habitação com animais selvagens. Luiza Reis da quinta série B, entendeu tão bem este período que até fez um cordel.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

No Antigo Egito, as narrativas eram repletas de símbolos desenhados e coloridos, organizados de forma sequencial assim como nossas histórias em quadrinhos de hoje!
Com esse conhecimento, as quintas séries do Colégio motivo quadrinharam histórias bem engraçadas.