sexta-feira, 31 de agosto de 2012

MOTIVO CULTURAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPAGANDA


Olá gente linda das sextas séries A, do colégio Motivo! Este texto foi elaborado para melhor informá-los e ajudá-los em alguma possível dúvida.
Bom trabalho!




Vamos imaginar que você queira lançar um produto e depois fazer um comercial para a TV, que será o veículo de comunicação e divulgação desse produto.
Lembre de um comercial de TV que você gosta. Lembrou?
Você ficou sensibilizado pela imagem ( lugar, pessoa, cor, forma ), pelo som (música, ruído, voz ), pela situação ( engraçada, triste, assustadora ) ou porque
despertou em você sensações e sentimentos tais como: vontade de comer algo que só de ver dá água na boca, de beber algo bem geladinho, de viajar com alguém de quem você gosta, de vestir-se com roupas da moda, de assistir ao filme anunciado, de refrescar-se numa piscina.
Com certeza, o que você sentiu não foi por acaso.
A propaganda ou comercial, de modo geral, é criado para despertar desejos e necessidades, induzindo-nos a um determinado comportamento: desejar obter ou adquirir o produto, a ideia, ou o serviço anunciado. De qualquer forma, o comercial nos induz ao consumo.
Para nos seduzir, os comerciais chegam a ser apelativos, usando e abusando de erotismo, humor, padrão de beleza física muito além do que as pessoas normais ( que não trabalham no mercado da moda , da beleza, como as top models ) possam alcançar, muito comum em comerciais de alimentos diet ou light e produtos de beleza, afeto ( mamãe com seu bebê fofinho ), segurança e harmonia ( cenas de famílias felizes ), compaixão, ternura ( crianças brincando ), elemento surpresa, status social, e econômico ( belas casas, carros maravilhosos, homens bem sucedidos de terno e gravata) felicidade e alegria contagiantes ( muito comum em comerciais de bebidas alcoólicas ).
O fato é que ninguém fica imune aos apelos da propaganda, é por isso que existe o CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Para coibir os excessos.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ANIMAÇÃO É ARTE!

A QUEM DE DIREITO

As fotos postadas aqui foram retiradas da Internet/google, de diversos locais. Se você tem direito autoral sobre alguma imagem, entre em contato comigo que eu removerei ou colocarei os devidos créditos. Grata, Márcia Brito.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IMPRESSIONISMO E NEO IMPRESSIONISMO

OLÁ PESSOAS BONITAS DAS SÉTIMAS SÉRIES! AQUI TEM TUDO SOBRE O IMPRESSIONISMO , NEO IMPRESSIONISMO E MUITO MAIS! AO TERMINAR DE LER, CURTA O VÍDEO CHEIO DE PAISAGENS IMPRESSIONISTAS. BOA PROVA!


Bailarinas de Edgar Degas

O IMPRESSIONISMO foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” foi um rótulo colocado ao trabalho de um grupo de artistas que, de acordo com a época, acreditavam na impressão do momento como algo tão importante que se bastava por si mesmo. Deriva também de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).

A BUSCA DA IMAGEM AO NATURAL
Os objetos retratados ao ar livre, sob a luz natural, eram bastante valorizados pelos impressionistas. Desrespeitando as características fundamentais da pintura tradicional como o volume e a solidez o impressionismo inaugurou as vanguardas artísticas do século XIX.
PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS
As estampas japonesas com seus desenhos fora da perspectiva e das normas do ocidente e a invenção da fotografia.
CARACTERÍSTICAS DO IMPRESSIONISMO:
Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;
- Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural;
- Valorização da decomposição das cores;
- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;
- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.

MONET: É considerado o fundador do impressionismo por suas pesquisas sobre os efeitos da luz natural nos objetos em diferentes horas do dia. Um bom exemplo são as telas da Catedral de Rouen em diferentes horas do dia.
PISSARRO: Foi um dos pintores responsáveis pela aceitação do ideal impressionista, com suas obras e suas formulações teóricas. Observe a obra O boulevard des italiens.
RENOIR: Pintava flagrantes do cotidiano, sugerindo com toques multicores as vibrações da atmosfera, dando à pele das jovens mulheres uma tonalidade quase dourada.
DEGAS: Integrado ao movimento impressionista, o pintor francês Edgar Degas desenvolveu uma estética muito pessoal, caracterizada por um perfeito estudo do movimento e da composição. Ao contrário dos outros impressionistas, que se preocupavam com a luz natural e as paisagens Degas desenvolveu um impressionismo de estúdio baseado nos movimentos.
MULHERES IMPRESSIONISTAS: BERTHE MORISOT: Praticou um impressionismo elegante.
MARY CASSATT: Era uma das artistas do impressionismo cuja influência das estampas japonesas era bem nítida em seu trabalho.
O NEO IMPRESSIONISMO foi um desenvolvimento do Impressionismo e também uma reação a ele - que buscava fundamentalmente trabalhar com a cor e a luz a partir de conhecimentos científicos, como a ótica e as cores em progresso, baseados em autores como Eugène Chevreul e David Sutter e Charles Henry.
CARACTERÍSTICAS DO NEO IMPRESSIONISMO:
Tem origem no estudo científico da cor;
- Utilização de cores puras, fortes e brilhantes;
- Respeito pelas leis das artes: simetria, ritmo e contraste;
- Aplicação de pequenos pontos que com a incidência da luz se misturam e provocam um efeito de ótica;
PONTILHISMO: Pintura técnica dos pintores neo impressionistas, que consiste na decomposição dos tons justapondo pequenas pinceladas sob a forma de pontos, em vez de fazer a mistura de cores na palheta. O mesmo que divisionismo.
GEOGES SEURAT: É considerado o principal nome do movimento, suas composições eram altamente formalizadas, com pinceladas e poses calculadas para melhor atingir os efeitos cromáticos pretendidos.

PAUL SIGNAC: Foi co- criador do pontilhismo, junto com Seurat. Pintou sobretudo paisagens. Exerceu forte influência sobre outros estilos, como
o Fauvismo e o Cubismo.


Escolha uma paisagem,Ouça LINHA DO HORIZONTE
de AZIMUTH e mergulhe numa dimensão impressionista.
Sinta através da música!

RESUMÃO
1. Qual a técnica dos impressionistas para fazer as suas obras?
2. Dois fatores foram decisivos para o movimento Impressionista. Quais foram?
3. " Há também uma mulher no grupo, como aliás, está se tornando comum em todos os bandos famosos: seu nome é Berthe Morisot e tem um aspecto bastante interessante." (comentário feito pelo colunista Albert Wolff, do jornal Le Figaro em 3 de abril de 1876).
Levando em consideração a data da notícia Qual a razão deste comentário?
4. Descreva a obra de Renoir.
5. Leia o texto e responda sobre qual movimento artístico estamos falando.
" Foi um desenvolvimento do impressionismo e também uma reação a ele que buscava fundamentalmente trabalhar com a luz e a cor a partir de conhecimentos científicos e pinceladas calculadas." ( apostila, pág. 31)
6. Dê a definição de pontilhismo.
7. quais os objetos de estudo dos impressionistas?
8. Qual o artista que é considerado o fundador do impressionismo?
9. " O impressionismo deixou de lado as convenções tradicionais da arte da pintura: a clareza
do desenho, a perspectiva e a iluminação do ateliê. As formas e as distâncias são sugeridas pela vibração e pelos contrastes das cores, considerando-se os modelos somente dentro de uma atmosfera luminosa e através das mutações das cores" ( O IMPRESSIONISMO de Dominique Lobstein. Página 12)
Qual a obra de Monet que melhor comprova a afirmação acima?
10. Quem foram Georges Seurat e Paul Signac?

Deixem um comentário sobre o nível das perguntas e bom estudo!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

REALISMO

REALISMO EUROPEU


Surgiu na França no final do Séc. XIX e estendeu-se pela Europa e pelos outros continentes.Foi influenciado pelas transformações que ocorreram a nível económico, político, social e científico.Vivia-se a 2ª fase da Revolução Industrial, período marcado pelo clima de euforia e progresso material decorrente das inúmeras invenções.Paralelamente, vivia-se uma fase de elevado desemprego. As pessoas que tinham uma grande dificuldade de sobrevivência.Motivados pelos ideais do socialismo, os operários procuraram organizar-se politicamente. Fundaram associações trabalhistas e passaram a exigir melhores condições de trabalho e de vida.No entanto, os benefícios não se refletiram nas camadas mais pobres, que, ao contrário, passaram a sofrer uma condição social cada vez mais degradada.No âmbito cultural, ocorreu uma verdadeira efervescência de ideias.Surgiram várias correntes científicas e filosóficas. Entre elas o Positivismo, de Augusto Comte, para o qual o único conhecimento válido é o conhecimento positivo, ou seja, proveniente das ciências.Apareceu também o Determinismo, de Hippolyte Taine (o comportamento humano é determinado por três fatores: o meio, a raça e o momento histórico)No campo da ciência, Charles Darwin apresenta a "lei da seleção natural", segundo a qual a natureza ou o meio selecionam entre os seres vivos, as variações que estão destinadas a sobreviver e a perpetuar-se, sendo eliminados os mais fracos.Os artistas, diante desse quadro de mudança de ideias e da sociedade, sentiram a necessidade de criar uma arte adaptada à nova realidade, capaz de abordá-la de modo mais objectivo e realista do que até então era comum no Romantismo.O movimento procurava atender às necessidades impostas pelo novo contexto histórico-cultural, através do combate a toda a forma romântica e idealizada de ver a realidade, a crítica à sociedade e à falsidade de seus valores e instituições (Estado, Igreja, casamento, família).Os artistas sentiram a necessidade de retratar a realidade da vida moderna, os problemas e costumes das classes média e baixa, não a vida inspirada em modelos do passado.Os artistas retratavam as desigualdades da condição humana no advento da revolução industrial.

Caracterìsticas do Realismo:Realismo inspirava-se na realidade concreta e representava-a detalhadamente, denunciava as causas sociais, observava veracidade e mantinha oposição ao romantismo.A frase que melhor define o Realismo é atribuída a Coubert:
"Não posso pintar um anjo, se nunca vi nenhum".Fidelidade à realidade.Utilização de uma pincelada livre muito próxima de um esboço.Representação da figura humana de forma real (fidelidade à anatomia).Pintores:
Gustave Coubert (1819-1877)Teorizador do Realismo e o mais realista de todos os artistas.Temas: Paisagem, retrato e auto retratos.Composições simples, mas de grandes dimensões.
Édouard Manet (1832-1883)artista de transição entre o Realismo e o Impressionismo.Temas: Seus temas são anticonvencionais, são mais pretextos do que temas. O que o interessava, mais do que a observação realista, era a solução de problemas plásticos.




REALISMO NO BRASIL

Nas artes plásticas o realismo limitou-se a reproduzir cenas do cotidiano burguês, sem a preocupação de criticar a sociedade política ou socialmente.
Literatura
Na literatura brasileira o realismo manifestou-se principalmente na prosa.Os romances realistas tornaram-se instrumentos de crítica ao comportamento burguês e às instituições sociais. Muitos escritores românticos começaram a entrar para a literatura realista. Os especialistas em literatura dizem que o marco inicial do movimento no Brasil é a publicação do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Nesta obra, o escritor fluminense faz duras críticas à sociedade da época.

No teatro as peças retratam a realidade do povo brasileiro, dando destaque para os principais problemas sociais. Os personagens românticos dão espaço para trabalhadores e pessoas simples. Machado de Assis escreve Quase Ministro e José de Alencar destaca-se com O Demônio Familiar. Luxo e Vaidade de Joaquim Manuel de Macedo também merece destaque. Outros escritores e dramaturgos que podemos destacar: Artur de Azevedo, Quintino Bocaiúva e França Júnior.

REALISMO X ROMANTISMO
REALISMO:
Ênfase na realidade,
predomínio da razão,
Objetividade
Universalismo




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ROMANTISMO:
Ênfase na fantasia
Predomínio da emoção
Subjetividade
Nacionalismo

INTENSIVÃO
Responda:
1. Conceitue realismo.
2. Diferencie Realismo de romantismo.
3. Quem foi Gustave Coubert?
4. Qual a principal característica da obra de Coubert?
5. Descreva o momento histórico quando surgiu o realismo.
6. Qual o objetivo deste movimento?
7. Qual a relevância do movimento nas artes plásticas no Brasil?
8. Em que área artística o realismo foi mais forte no Brasil?
9. Qual a crítica social na obra " Os quebradores de pedras" de Coubert?
10. Qual a crítica social nesta frase da obra " Memórias Póstumas de Brás Cubas": " Marcela, amou-me durante onze meses e quinze contos de Réis."?