terça-feira, 27 de novembro de 2012

MODERNISMO EUROPEU, MODERNISMO BRASILEIRO E SURREALISMO


Olá pessoas estudiosas das sétimas séries do Colégio Motivo! O assunto da global de artes foi postado de forma resumida porém ressaltando o que é mais importante para o aprendizado de todos. Beijão e bom estudo! Qualquer dúvida enviem na forma de comentários para o blog e eu responderei rapidinho. Boa prova!!

 MODERNISMO EUROPEU

Estilo artístico desenvolvido na Europa a partir do final do século XIX.
     O estilo Art Nouveau é caracterizado pela sua ruptura com as tradições que até então persistiam excessivamente na arte e na arquitetura. Tratou-se de um estilo novo voltado para a originalidade da forma, de modo que era destituído de quaisquer preocupações ideológicas e independente de quaisquer tradições estéticas

MUITOS NOMES, UM SÓ MOVIMENTO


Art nouveau, Modernismo, Jugendstil, Secessão e Modern Style. Também conhecido como estilo 1900 ou o estilo Liberty, o Art Nouveau se apresenta como tendência arquitetônica inovadora do fim do século XIX; um estilo floreado, onde se destacam a linha curva e as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.




ARQUITETURA A PRINCIPAL EXPRESSÃO
Os arquitetos experimentavam novos tipos de materiais e ornamentos utilizando o ferro e o aço.
 A principal manifestação deste estilo foi a decoração onde as formas utilizadas eram abstraídas da natureza, com composições florais onduladas mostrando a sensualidade e a delicadeza. A Torre Eiffel _ Paris _ foi erguida por ocasião da Exposição Universal em 1889.
 DUAS TENDÊNCIAS DENTRO DA ARQUITETURA
                          ARQUITETURA ORGÂNICA 

                                  ARQUITETURA GEOMÉTRICA

GAUDÍ FOI O MAIOR ARQUITETO CATALÃO
O estilo de Gaudí atravessou diversas fases: Vitoriano bastante florido, Mourisco - ou Mudéjar,
o Gótico, o Barroco. Sua obra é totalmente simbolista e natural.
Catedral da Sagrada Família - Barcelona
PINTURA - GUSTAV KLIMT
Na obra de Klimt, percebe-se um erotismo e uma naturalidade surpreendentes.

ARTE GRÁFICA PUBLICITÁRIA

as artes gráficas receberam um grande impulso com a nova sociedade industrializada. Foi uma das grandes criações da corrente modernista.
MODERNISMO BRASILEIRO
O país passava por grandes mudanças estruturais, inclusive com a urbanização e a chegada de novas tecnologias (rádio, telefone, o automóvel e o cinema) que transformavam o ritmo de vida e o cenário das grandes cidades, fazendo-se necessárias então, para alguns artistas e autores, novas maneiras de comunicação poética.
São Paulo dos anos 20 era a cidade ideal para a realização da Semana de arte Moderna, por que, além de próspera concentrava um grande número de imigrantes e 
diferentes culturas.
O MODERNISMO NOS DIAS ATUAIS
Esta embalagem atualíssima faz referência a René Lalique,
joalheiro referência do modernismo europeu.

SURREALISMO
Estilo de pintura que tem como base a imaginação e o sonho Humano
é arte que não se preocupa com o  que se vê e sim nas imagens dos sonhos e imaginação
Movimento artístico cujo fundador foi André Breton e um dos principais artistas foi Salvador Dalí.
As características deste estilo: uma combinação do representativo, do abstrato, e do psicológico. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência quotidiana, expressando o inconsciente e os sonhos.

SALVADOR DALÍ
Salvador Dalí foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Os quadros de Dalí chamam a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica.
Madonna


 de Port - Light/Dalí

VLADIMIR KUSH
Vladimir Kush (Moscou, 1965) é um pintor que se identifica com o "realismo de metamorfose" ou "fine art", com desenhos e pinturas que formam imagens "impossíveis", se utilizando de truques de imagens e/ou elementos que se formam em outros.
Atualmente vive em Los Angeles, Estados Unidos.