quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

BARROCO, UMA ESTÉTICA DE OPOSTOS.


BARROCO

 A arte barroca estendeu-se por todo o século XVII e pelas primeiras décadas do XVIII. Surgiu em Roma e depois espalhou-se aos poucos por toda a Europa e a América Latina, assumindo características diversas ao longo do tempo.
O barroco nasceu e se desenvolveu em princípios do século XVII na Roma dos papas. Mais que um estilo artístico, era um estilo de vida. É profundamente católico e foi usado como forma de expressão da mensagem religiosa da Contrarreforma.

O QUE FOI A CONTRARREFORMA: Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento ( Concílio de Trento ) com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido : 
- Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;
- Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias
- Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.

DE QUE FORMA A IGREJA CATÓLICA UTILIZAVA A ARTE BARROCA: A arte da Contrarreforma mostra uma Igreja triunfante, rica e poderosa, que utiliza prata e ouro, recorre aos anjos e amorins  tochas, colunas em espiral, volutas e baldaquinos para provocar êxtase espiritual em seus fiéis.

SENTIMENTOS DO HOMEM BARROCO:
O homem barroco tinha muitas dúvidas, Os questionamentos, as incertezas e principalmente o conflito interior entre o espiritual e os desejos da carne visto que para a igreja tudo era pecado.O pensamento do homem barroco era o conflito entre o “eu” diante de uma avalanche de questionamentos, impulsionados por filosofias humanistas, que contrastam com a sociedade teocentrista medieval que antecede a época. 

CARACTERÍSTICAS   GERAIS DO BARROCO:

1 – uso de contrastes: as idéias opostas seduzem o barroco; os textos e as imagens mostram choques entre amor e dor, vida e morte, religiosidade e erotismo, juventude e velhice, etc. 

2 – pessimismo: conflito entre o eu e o mundo. A vida terrena é vista como triste, cheia de sofrimento, enquanto que a vida celestial é luminosa e tranquila. 

3 – presença de impressões sensoriais: usando seus sentidos, o homem busca captar todo o sentido da miséria humana, ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis. 
4 – preocupação com a transitoriedade da vida: por ser curta, a vida não permite que o homem a viva intensamente, como seria seu desejo. 
5 – intensidade: desejo de expressar as emoções fortes do amor, do desejo e da dor em profundidade, na tentativa de encontrar o sentido da existência humana. 
6 – linguagem complicada, excessivamente trabalhada, através de: expressões eruditas; sintaxe rebuscada, com uso freqüente da ordem inversa; repetições; paralelismo; uso abusivo de figuras de linguagem, principalmente antíteses, hipérboles, paradoxos, e metáforas; uso freqüente de frases interrogativas. 
7 – tentativa de conciliação entre a religiosidade e o racionalismo: há uma constante osc
ilação entre os dois opostos. Exemplo :


INCONSTÂNCIAS DAS COISAS DO MUNDO


Nasce o Sol e não dura mais que um dia,

Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas e alegrias.
Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz falta a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se a tristeza,
Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza.
A firmeza somente na inconstância.
Gregório de Matoshttp://pensador.uol.com.br/poesias_de_gregorio_do_matos
CARACTERÍSTICAS DA PINTURA: 
  •  1 - Composição assimétrica que se revela num estilo grandioso e monumental
  • ;2 - Acentuado contraste de claro-escuro, intensificando a profundidade; - Dramatismo e movimento na representação das personagens;
  • 3 - A luz como meio de guiar o olhar do observador para o acontecimento principal da obra; - Efeitos ilusionistas.
  •  A pintura barroca é uma pintura realista, inquietante, altamente espiritualizada, centrada nos temas relacionados à religião, ás paisagens, naturezas mortas, interiores domésticos e cenas populares. Na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. Ex:
  • São Tomé de Caravaggio
  • Filósofo na meditação de Rembrandt
  •  
  • São Jerônimo escrevendo, Caravaggio.
  • QUEM FOI CARAVAGGIO: 
  • Michelangelo Merisi da Caravaggio (Milão, 1571 – Porto Ercole, 1610) foi um pintor Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília. Identificado como um artista Barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante, Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família, adotando-o como seu nome artístico.
    Nos seus quadros, em vez de adotar nas suas pinturas belas figuras etéreas, delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Bíblia, preferia escolher por entre o povo, modelos humanos tais como prostitutas, crianças de ruas e mendigos, que posavam como personagens para as suas obras. Em a "Flagelação de Cristo" compôs uma coreografia com contrastes de claro-escuro, onde Cristo se apresentava num movimento de total abandono, conseguindo uma composição de beleza carismática. Já em "São João Batista", demonstra um jovem de olhar provocador - Caravaggio procurou a realidade palpável e concreta da representação. Utilizou como modelos, figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distingue as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas.
    A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. Este uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena. Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou receberam um nome específico: Tenebrismo.
    Salomé com a cabeça de João Batista
    Medusa de Caravaggio
    O ESTILO BARROCO NOS DIAS ATUAIS:
    Na moda:" A temporada de Inverno 2013 é cheia de referências contrastantes: o romântico recatado x preto e branco cheios de fetiche, moderno x retrô revisitado, florais x gráficos espelhados, silhuetas amplas e simples x exagero do barroco, a opulência do dourado sobre bases pretas. Enfim vai difícil decidir qual direção tomar na hora de escolher em que apostar. O fato é que independente de qual tendência você escolher seguir pode apostar que você vai brilhar em qualquer ocasião, afinal essa é uma das temporadas que promete ser a mais bonita de todos os tempos ". http://lugage.com.br/blog/?tag=barroco
     
    Ivete Sangalo utilizando a tendência Barroca no carnaval 2013


 MARIA CECÍLIA QUADRINHOU O BULLYNG 
COM MUITA PROPRIEDADE. 

LUIZA REIS DA 5ª B CONSEGUIU RESUMIR TODA A PRÉ-HISTÓRIA EM UMA PÁGINA DE CORDEL!