terça-feira, 21 de maio de 2013

ROMÂNTICO X REALISTA

     Olá gente saudável e inteligente das sétimas séries MOTIVO! Aproveitem este esquema de estudo que está perfeito para quem busca conhecimento máximo e consequentemente, nota máxima. 


 Você já viu um filme romântico? Leu um romance? Você se considera uma pessoa romântica? Pois saiba que além das ideias de apaixonado e sentimental, a palavra Romântico está ligada a um movimento artístico e cultural que não tinha apenas essas características.

    O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico que surgiu nas últimas décadas do século XVIII e se estendeu até o século XIX.

     Os artistas Românticos buscavam se libertar das convenções acadêmicas para que pudessem expressar livremente sua individualidade.




      As características gerais desse movimento, são:


  • A valorização dos sentimentos e da imaginação;
  • O nacionalismo;
  • a valorização da natureza como princípio da criação artística;
  • Os sentimentos do presente tais como: Liberdade, igualdade e fraternidade.

       Na arquitetura não ocorreram muitas alterações, permanecendo o estilo Neoclássico. de vez em quando retomava-se o estilo gótico medieval, criando-se o NEOGÒTICO.


Parlamento inglês em estilo neogótico

    Características da pintura:
  • Aproximação das formas barrocas;
  • Composição em diagonal;
  • Valorização das cores e do claro-escuro;
  • Dramaticidade.


    Temas das pinturas:
  • Fatos da História nacional e contemporânea da vida dos artistas;
  • Natureza e emoções humanas;
  • Mitologia grega.
    Principais artistas:
Goya - pintor e caricaturista trabalhava temas diversos: Retratos de personalidades da corte espanhola e de pessoas do povo, os horrores da guerra, mitologia e monstros que habitavam os sonhos e pesadelos.



Turner - Representou as forças naturais como tempestades e tormentas, utilizando um tipo de iluminação para dar uma certa atmosfera á paisagem.



Delacroix - Suas obras apresentam um forte comprometimento político e o valor da pintura está no uso das cores e dos contrastes de luz e sombra. também representava alegorias.*




A palavra romantismo designa uma maneira de ser, de se comportar, de agir, de interpretar a realidade. O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, por uma atitude emotiva diante das coisas e esse comportamento pode acontecer em qualquer tempo da história.



Romantismo, designa uma tendência geral da vida e da arte delimitado no tempo (Séculos XVIII e XIX), Nomeia um sistema, um estilo.


ALEGORIA* -  De acordo com o dicionário Aurélio: " Simbolismo concreto que abrange o conjunto de toda uma narrativa ou quadro de maneira que cada elemento ou símbolo corresponda um elemento significado ou simbolizado isto é, além de servir como figura de linguagem para textos, bastante comum em fábulas e parábolas, cabe também a obras de arte."

  Romantismo no Brasil - Esse movimento foi a principal expressão das artes plásticas na segunda metade do século XIX, no entanto a sua pintura teve características bem diferentes da pintura Romântica europeia. Os temas da pintura Romântica brasileira, eram temas nacionalistas pois funcionavam como propaganda de um país civilizado e progressista, como queria aparentar D. pedro II. 
  Pintores do Romantismo brasileiro:
  Pedro Américo:

Vitor Meireles:


    Almeida Júnior:



Realismo - Foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX, na Europa. Sua principal característica foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.
    Possuía forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política de denúncia dos problemas sociais, como miséria, corrupção, pobreza,  exploração entre outros.


Exploração de mão de obra infantil no século XIX


    O Realismo manifestou-se principalmente na pintura, na qual as obras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres da sociedade. O principal pintor realista foi Gustave Coubert, que também foi o fundador desse movimento.
 Obras de Gustave Coubert:
Os quebradores de pedras

Enterro em Ornans
    Realismo no Brasil - Aqui, o realismo marca mais intensamente a literatura e o teatro.
    Na literatura, o romance torná-se veículo de crítica social. Seus alvos são as instituições e a hipocrisia burguesa. O marco do realismo na literatura é o romance MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS de Machado de Assis.
    
   No teatro os problemas do cotidiano ocupam os palcos. o herói romântico é substituído por personagens do dia a dia e a linguagem passa a ser coloquial.

   Na pintura realista brasileira em vez de trabalhadores o que se vê na tela é o cotidiano da burguesia;
                              Arrufos, de Belmiro de Almeida.
    
                         REALISMO 
X

ROMANTISMO 


REALISMO (1881 – 1893)
ROMANTISMO (1836-1881)
Ênfase na realidade;
Ênfase na fantasia;
Predomínio da razão;
Predomínio da emoção;
Distanciamento racional entre o autor e os temas;
Proximidade emocional entre autor e os temas;
Objetividade;
Subjetividade;
Engajamento (literatura como forma de transformar a realidade)
Escapismo (literatura como fuga da realidade);
Retrato fiel das personagens
Personagens idealizados;
Universalismo.
Nacionalismo;




  






quarta-feira, 8 de maio de 2013

OBRAS DOS ARTISTAS MOTIVO!

É incrível a capacidade das crianças quando recebem orientação dirigida e contextualizada!
Estas preciosidades foram elaboradas dentro do projeto "Relíquias dos Faraós", quando estudamos a arte egípcia, pelos alunos dos 6ºs anos de 2012.
São caixas de MDF decoradas com material reciclável.