terça-feira, 15 de outubro de 2013



A arte está no inconsciente coletivo!
Quem conhece um pouco de arte, sabe a importância de Hélio Oiticica para a cultura brasileira. Geralmente abordamos suas obras no ensino médio por causa da Tropicália, mas eis que uma aluna do sétimo ano, sem qualquer conhecimento de Hélio ou de sua obra cria um " Manto de Invisibilidade"!!!  Qualquer semelhança com os Parangolés de Hélio é mera transmissão do inconsciente. 
Ludmila Falcão, apresentou sua criação como um manto quvocê utiliza para ganhar visibilidade, e só é uma obra se você estiver utilizando senão é um mero retalho.O Parangolé é uma capa que passa a ser objeto artístico se você estiver usando


Na década de 1960, Hélio Oiticica criou o Parangolé,  que ele chamava de "antiarte por excelência" e uma pintura viva e ambulante. O Parangolé é uma espécie de capa (ou bandeira, estandarte ou tenda) que só mostra plenamente seus tons, ,cores , formas,  texturas, grafismos e textos (mensagens como “Incorporo a Revolta” e “Estou Possuido), e os materiais com que é executado (tecido, borracha, tinta, papel, vidro, corda, palha) a partir dos movimentos de alguém que o vista. Por isso, é considerado uma escultura móvel.






segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CORES COMPLEMENTARES

      COMO É BOM COMPARTILHAR CONHECIMENTOS COM ALUNOS MOTIVADOS! OS 7ºs ANOS MOTIVO APRENDERAM SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO ESTILO BARROCO         (CORES OPOSTAS, EXAGERO DE DETALHES, LUXO) JUNTO COM A ARTE JAPONESA DE CORTAR PAPEL  (KIRIGAMI) E O RESULTADO É TODA ESSA BELEZA!