sábado, 16 de novembro de 2013

A ARTE E SEUS ESTADOS.

OLÁ GENTE LINDA E MOTIVADA! PARA QUE ENTENDAMOS MELHOR A ARTE E SEUS CONCEITOS, É INTERESSANTE DAR UMA CONFERIDA NESTE POST. LEIA, REFLITA E BOA PROVA.

Ao artista cabe representar a realidade do seu ponto de vista. para tal, ele utiliza o que denominamos de Estados da Arte. Aqui estão alguns deles:

ARTE FIGURATIVA - Aqui, o artista capta e expressa de modo quase literal a realidade que o cerca. As situações cores, formas, dimensões e volumes são reconhecíveis. bons exemplos deste tipo de arte, são o Mestre Vitalino e Lucian Freud.





ARTE ABSTRATA - São as manifestações artísticas, nas quais não reconhecemos a realidade como ela é, ou seja, o artista intencionalmente recria a realidade segundo os seus desejos. Wassilly Kandinsky, pintor russo, foi um dos primeiros artistas a fazer quadros que não represatavam nada que podíamos ver ou tocar. O artista cearense, Leonilson, também faz obras  abstratas.







ARTE CONCEITUAL - Vanguarda surgida na Europa e nos Estados Unidos no fim da década de 1960 e meados dos anos de 1970, o conceito ou a atitude mental tem prioridade em relação à aparência da obra. Aqui a ideia é a arte. O artista se apropria de objetos, cenas ou mesmo materiais, segundo a reflexão que deseja provocar no espectador. Um bom exemplo de arte conceitual são os artistas Doris Salcedo, da Colômbia e Leonilson do Ceará.



DESENHO - O desenho é uma maneira de expressar o que se sente, se pensa ou se vê. O desenho é uma invenção humana. para desenhar, produzimos sobre o papel marcas, traços, manchas, pontos e texturas. Com eles vão sendo definidas as formas que queremos representar. A linha que se desenha no papel chama-se traço ou Grafismo. a linha pode ser fina, grossa, bem definida ou indecisa, curva ou reta, suave ou dura, clara ou escura. Como exemplos de artista que se expressam através do desenho temos Leonardo da Vinci, Gil Vicente, Renato Valle.








 Renato Valle- http://www.revistacontinente.com.br/

GRAVURA- A gravura é uma reprodução de imagens feita a partir de uma matriz, que é um desenho escavado em superfícies como, madeira, metal, pedra, etc. Funcionando como um carimbo ao contrário. 
Os nossos artista mais conhecidos são:
J. BORGES- Um dos artistas mais celebrados da América Latina. Sua arte é essencialmente para ilustrar cordéis, dos quais, ele é um mestre mundialmente conhecido.


GILVAN SAMICO- Sua produção é marcada pela recuperação do romanceiro popular nordestino. Suas gravuras são povoadas por personagens bíblicos e outros provenientes de lendas e narrativas locais, assim como por animais fantásticos e míticos.


FOTOGRAFIA- O significado da palavra é: FOTO = LUZ e GRAFIA = ESCRITA, logo fotografia é uma processo de registro da luz.
Dois grandes ícones dessa arte são SEBASTIÃO SALGADO com sua preocupação com as camadas menos favorecidas da sociedade.

SANDY SKOGLUND - Ela monta cenários com objetos e personagens, fotografa e mistura com pessoais reais, compondo assim uma obra surrealista



PINTURA- A pintura é feita de massas de cor, pinceladas, diferentes texturas, diferentes suportes, diferentes desejos de expressar. A pintura pode ser definida como a arte da cor. Vejam estes exemplos: Frida Kahlo e Tarsila do Amaral.


http://mdemulher.abril.com.br