sábado, 28 de dezembro de 2013

CIÊNCIA E ARTE


      UMA ESPÉCIE RARA DE ABELHA, A OSMIA AVOSETTA, CONSTRÓI SEU NINHO DE MANEIRA PECULIAR E BEM ARTÍSTICA. ELA FAZ UM BONITO E EFICIENTE TRABALHO COM PÉTALAS DE FLORES PARA POR OS SEU OVOS.
      ESSA ESPÉCIE É ENCONTRADA NA TURQUIA E NO IRÃ. 
      POR MAIS QUE O HOMEM TENTE DISTANCIAR A ARTE DA CIÊNCIA, A NATUREZA NOS MOSTRA QUE FAZEMOS PARTE DE UM HARMONIOSO CONJUNTO DO UNIVERSO. O UM É PARTE DO TODO E VICE E VERSA.





      É PURA ART NOVEAU! ISSO NOS REMETE À MÚSICA, INFALIVELMENTE:
" ART NOUVEAU DA NATUREZA, TUDO O MAIS PURA BELEZA..." Djavan.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

RESUMÃO MOTIVADOR



OLÁ, PESSOAS MOTIVADAS! ESTE RESUMÃO FOI PENSADO E ELABORADO PARA FACILITAR SEU ESTUDO E SUA COMPREENSÃO DOS VÁRIOS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS QUE ESTUDAMOS. APROVEITEM E ESTUDEM. BOA PROVA!


                                                    RESUMÃO

BARROCO – O estilo barroco aconteceu num momento da história ( final do século XVI), em que o homem estava dividido entre a fé e a razão. Costuma-se dizer que o barroco foi a propaganda da fé católica, pois foi utilizado como tal no período da Contrarreforma. É marcado pela contradição, pela exuberância luxuosa, pela dramaticidade e pelo dinamismo. Um dos seus maiores representantes foi o pintor italiano, Caravaggio.
ROCOCÓ- O rococó é um movimento artístico europeu, que aparece primeiramente na França entre o barroco e o Arcadismo. Visto por muitos como a variação "profana" do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a aparece na arquitetura de palácios civis, por exemplo. Literalmente, o rococó é o desdobramento do barroco com fins decorativos. Suas características são:
·         Cores claras;
·         Tons pasteis e douramento;
·         Representação da vida profana da aristocracia;
·         Representação de Alegorias;
·         Estilo decorativo;
·         Possui leveza na estrutura das construções;
·         Unificação do espaço interno, com maior graça e intimidade;
·         Texturas suaves;
·         Hedonismo, que quer dizer culto ao prazer.
REALISMO (1881 – 1893) X ROMANTISMO (1836-1881)
                                                      
Ênfase na realidade;                     Ênfase na fantasia;
Predomínio da razão;                   Predomínio da emoção;
Distanciamento racional;              Proximidade emocional;
Objetividade;                               Subjetividade;                   
*1Engajamento;                          *2Escapismo;
Retrato fiel das personagens;        Personagens idealizados;
Universalismo;                              Nacionalismo.
                               
*1 - A arte como agente transformador da realidade.
*2- A arte como fuga da realidade.

IMPRESSIONISMO - O impressionismo foi um movimento artístico  que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da Arte Moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).
Características do impressionismo nas artes visuais:
- Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;
- Uso de técnicas de pintura que valorizam a ação da luz natural;
- Valorização da decomposição das cores;
- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;
- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.
INFLUÊNCIAS FUNDAMENTAIS PARA O IMPRESSIONISMO: A INVENÇÃO DA FOTOGRAFIA E AS ESTAMPAS JAPONESAS.
EXPRESSIONISMO - O expressionismo foi um movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX. O expressionismo compreende a deformação da realidade  para expressar de forma subjetiva a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão de sentimentos em relação à simples descrição objetiva  da realidade.
CUBISMO ANALÍTICO E CUBISMO SINTÉTICO
O cubismo começou no ano de 1907, quando Pablo Picasso terminou seu conhecidíssimo quadro As Senhoritas de Avignon, considerado o ponto de partida deste movimento. Pablo Picasso e George Braque inspiraram o cubismo.
Durante o desenvolvimento do cubismo há duas principais etapas, são elas:
  1. Cubismo Analítico: caracterizado pela decomposição das figuras e formas em diversas partes geométricas, é o cubismo em sua forma mais pura e de mais difícil interpretação.
  2. Cubismo Sintético: é a livre reconstituição da imagem do objeto decomposto, assim, este objeto não é desmontado em várias partes, mas sua fisionomia essencial é resumida. Algo muito importante nesta etapa é a introdução da técnica de colagem, que introduz no quadro elementos da vida cotidiana (telas, papéis e objetos variados), o primeiro a praticar esta técnica foi Braque.
MODERNISMO EUROPEU - O modernismo é uma corrente artística que surgiu na última década do século XIX, como resposta às consequências da industrialização, revalorizando a arte e sua forma de realização: manual.  Europa difundiram-se diferentes traduções: Modernismo, na Espanha; Jugendstil, na Alemanha; Secessão, na Áustria; e Modern Style, na Inglaterra e Escócia.



SURREALISMO - O Surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920. Suas características são:
Valoriza a intervenção fantasiosa na realidade; 
ressalta o automatismo contra o domínio da consciência; 
as formas da realidade são completamente abandonadas. 
Explorar o inconsciente, o sonho, a loucura; aproximar-se de tudo que for contrário à lógica e estiver fora do controle da consciência. 

FOTOGRAFIA - Técnica pela qual se obtém uma imagem pela exposição de uma placa banhada com material sensível à luz; a palavra fotografia significa escrita feita através da luz.
CARACTERÍSTICAS DA FOTOGRAFIA DE SEBASTIÃO SALGADO - Sebastião Salgado procura fazer as pessoas refletirem sobre a situação econômica do local retratado, seja por meio do choque, ou seja por meio da imagem nua e crua da pobreza, da dor, e da fome. Uma vez questionado em uma de suas exposições, disse: "Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair". Sua intenção é gerar debate ao redor dessas questões expondo-as da forma mais clara possível em suas imagens.
Nas fotos de Sebastião Salgado, a ausência de cor enfatiza o drama da situação retratada, a dor e o desespero. É como se o mundo perdesse a cor, a vida, a alegria, já que Salgado utiliza sua fotografia como ferramenta de denúncia da pobreza, violência, guerra e fome em regiões miseráveis do mundo.


  A única escolha que você tem é: pagar o preço de aprender... Ou o preço de não aprender. Boa Prova!


Márcia Brito